Slide background
Slide background
Slide background

Cia Teatral Crepúsculo

A trajetória de muitos anos do Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano oferecendo e desenvolvendo oficinas teatrais para pessoas com limitações aparentes ou não aparentes, culminou com a possibilidade de criação de uma companhia artística. Formada por jovens artistas com deficiência intelectual ( na sua maioria, com a Síndrome de Down) a Cia Teatral Crepúsculo possui dois espetáculos em seu repertório: Viagem (2005) e Atrás do Arco-íris (2010) com muitas apresentações desses trabalhos em palcos, escolas, universidades e empresas de Belo Horizonte.

Uma conquista importante foi a seleção e participação da cia no FETO (Festival de Teatro Estudantil de Belo Horizonte) na edição de 2011, com o espetáculo Atrás do Arco-íris que recebeu destaques em três categorias.

Um grupo jovem, entusiasmado e talentoso que pela força da criação teatral coletiva consegue atuar nos palcos e no mundo sensibilizando variadas plateias, além de oferecer espetáculos vivos, dinâmicos e de grande qualidade artística.

A arte do teatro (como toda modalidade artística) exige uma ação e seja qual for o espaço cênico se cria uma possibilidade de compartilhamento e encontro. Nas apresentações da Cia Teatral Crepúsculo o fazer artístico se entrelaça com os fazeres sociais e políticos. Isso porque a arte pode ser um lugar de se tornarem visíveis as possibilidades inerentes a todos os seres humanos. A arte tem o poder de não mais se aceitar as imposições do mundo, mas transformá-lo.

Os jovens artistas da Cia Teatral Crepúsculo se encontram semanalmente para ensaios, aulas e apresentações, visando o aprimoramento técnico de suas capacidades criativas. Pelo exercício da improvisação podem manifestar sua visão, sua imaginação, sua autonomia e gerarem trabalhos autorais e significativos. Pela avaliação, repetição e estruturação estéticas, os processos se convertem em espetáculos elaborados.

Com o acompanhamento e colaboração de uma rede de profissionais e artistas cênicos, tanto do Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano, quanto de convidados, tem-se a possibilidade de uma formação artística sensível e atenta aos desejos e necessidades do grupo. O acontecer artístico, seja na sala de ensaio ou no palco, nos confirma a vocação desses jovens ao “ser-mais”, no pleno exercício de criação e re-invenção de suas existências.

Da segregação à inclusão. Da “improvável ação” à improvisação. Da improvisação à imprevisível ação. De espectadores à criadores. E que o teatro nos possibilite novos vôos, aventuras e aprendizagens!

Espetáculos

Atrás do Arco-íris

Em “Atrás do Arco-Íris” a Cia Teatral Crepúsculo nos convida a entrar no mundo da imaginação e encontrar Lili, uma menina que ao ganhar um livro mágico, passa a viver muitas aventuras e descobre a alegria de conhecer pessoas, bichos, coisas e histórias tão diferentes. Neste espetáculo se entrelaçam o jogo, a fábula, o desconhecido, o misterioso, o sonho e a realidade que habitam em cada um de nós. “Vejamos na multiplicidade da vida a mesma beleza que existe nas cores de um arco-íris”.

Ficha Técnica

Texto: criação coletiva
Direção: Clóvis Domingos
Coordenação de Pesquisa: José Augusto Vieitas
Coordenação Geral: Luciane Kattaoui
Atuação: Adriana Borges, Bruna Corrêa, Carolina Batel, Carolina Rodrigues, Carusa Drumond de Andrade, Eduardo Gontijo, Fabricio Fonseca, Gustavo Siqueira, Mariana Garcia, Matheus Canesso e Thiago Lopes.
Figurino e cenário: Míriam Menezes
Iluminação: Tainá Rosa
Imagem: Carusa Drumond de Andrade
Criação de Material gráfico: Felipe Cassiano
Produtor: Cláudio Márcio

Os 4 Distintos

O espetáculo conta a história de quatro amigos, Bellinha, Tininha, Karina e Julinho, interpretados, respectivamente por Mariana Botelho, Sílvia Carvalho, Luciane Kattaoui e Cláudio Márcio, que por meio do lúdico e do faz-de-conta desvendam o mundo dos sonhos e das aspirações e leva o público a uma reflexão profunda sobre desejos e possibilidades que pessoas com limitações aparentes e não aparentes vivenciam.