Oficinas

O Núcleo Artístico do Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano está com inscrições abertas para diversas oficinas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com e sem deficiências. O Centro Artístico oferece aulas para todas as pessoas que querem se envolver com o fazer artístico. As aulas são realizadas em grupo ou individualmente e tem como embasamento a arte contemporânea onde a pesquisa, a criação, a formação, o aperfeiçoamento, a profissionalização e a participação ativa dos clientes são focos do trabalho, efetivando novas concepções e acreditando que o encontro entre as diferenças incita a criação.

Mais informações:
Tel.: (31) 3225-0040 | 3223-4611 | 2555-4611 – Clique aqui e receba mais informações

Artes

A oficina consiste na vivência e experiência estética e sensorial em arte como parte fundamental do desenvolvimento sensível e intelectual do ser humano. Tendo a sala de aula como um laboratório de experimentações sensíveis, o aluno é capaz de criar, (re) significar e (re) compor objetos e elementos com os quais percebem e entendem o mundo, traduzindo tal percepção em pinturas, desenhos, esculturas, colagens, entre outras expressões. Ao experimentar e vivenciar a arte, é possível ao aluno estabelecer um elo de comunicação entre o Eu, o objeto de arte e o espectador, revelando uma nova abordagem (sensível e estética) de suas relações cotidianas.

 

Dança

A oficina de dança tem os seguintes objetivos: conhecer as partes do corpo gerando uma visão anatômica do mesmo, a partir do trabalho de consciência corporal, favorecendo a exploração e descoberta de possibilidades de movimentos; conhecer a diversidade técnica da dança contemporânea, utilizando várias linguagens artísticas; incentivar a criatividade e expressão espontânea, através de jogos e exercícios de improvisação utilizando fundamentos da dança apreendidos; promover o diálogo através das vivências e contato com a diversidade.

Professor: João Bosco Veras
Bailarino e Educador, formado em Filosofia pela PUC-Minas, em Dança Educativa Moderna pela UFV – MG e em Educação Cultura e História da África pela FCU – MG, com formação em dança clássica, moderna, contemporânea e afro, atuou como bailarino na Companhia Danç’Arte de Marlene Silva (BH/MG) e na Cia Alaya Dança em Brasília (DF) atualmente é bailarino e preparador corporal da Crepúsculo Cia de Dança e professor de Dança no Centro Juvenil Dom Bosco, foi professor de dança na Apae de Santa Luzia – MG, professor de Dança na Associação Crepúsculo para pessoas com deficiência, além de ministrar cursos e oficinas em diversas instituições e eventos

Musicalização

A oficina de musicalização busca através da arte musical, estimular a sensibilidade, a percepção e a coletividade dos alunos. Exercícios de alongamento e aquecimento dão início ás aulas, de forma a prepara-los para as demais demandas da oficina.

O estudo da percussão é uma estratégia pedagógica utilizada, fundamentada na troca. Músicas são tocadas em grupo, e cada um tem a oportunidade de vivenciar momentos, sensações que são proporcionadas pelas batidas, levadas, ritmos e olhares.

A oficina trabalha e busca o olhar sensitivo, o poder da voz, os sons da vida, os desafios de cada dia.

 

Teatro

Na oficina de Teatro são desenvolvidas atividades corporais, brincadeiras, jogos, improvisações e criação de cenas. Numa perspectiva de trabalho em grupo, essa oficina tem como objetivo a criação de momentos lúdicos, nos quais a vivência artística promove a expressão de sentimentos, a percepção crítica do mundo e a compreensão dos elementos da cena teatral. Do faz de conta ao jogo teatral temos um caminho repleto de descobertas, desafios e prazeres. Na diversidade de corpos e encontros acreditamos numa prática de um Teatro do Possível.

Professora Bárbara