Slide background
Slide background
Slide background

Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano

Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano

Em agosto de 2015 o Crepúsculo lançou o Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano. O programa consiste em ampliar a oferta de conceitos, conhecimentos, exemplos, metodologias e tecnologias sobre Desenvolvimento Humano.

O Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano há 19 anos trabalha de forma a contribuir para que pessoas com limitações aparentes ou não aparentes se reconheçam como sujeitos e seres humanos com a maior autonomia possível. Para tanto, elaborou-se conceitos e metodologias que superassem este desafio. Para o lançamento do Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano o primeiro conceito abordado é o das limitações e potencialidades de todos os indivíduos. Este conceito busca, através de uma consciência individual, melhorar as relações das pessoas consigo mesmas, com o outro e com o mundo.

Metodologia: Reconhecendo nossas limitações individuais, buscamos a superação destas e desenvolvemos outras potencialidades ao mesmo tempo, aumentando assim as possibilidades de conseguirmos realizar nossos sonhos e objetivos. Deixando de se cobrar uma perfeição mecanicista, a pessoa passa a ser mais tolerante e amorosa com ela própria. Humanizando o trato consigo mesma a pessoa também humaniza o trato com o outro, o que melhora muito a qualidade das relações sociais, da mesma forma que o trato com o planeta.

Conceito: O uso da expressão pessoas com limitações aparentes ou não aparentes nasce a partir do questionamento a cerca da utilização do termo “pessoa com deficiência”. O termo não se faz adequado por não ser potencializador dentro de uma proposta que busca desenvolvimento, ampliação de possibilidades e conscientização das pessoas, além de apontar uma realidade no mínimo inapropriada para uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

O Programa de Promoção do Desenvolvimento Humano conta com várias formas de participação. A princípio, somente pela pessoa ter um olhar mais humanizado para si mesma já a gabarita como participante da caminhada pelo desenvolvimento humano, mas um indivíduo ou uma empresa também pode oferecer uma experiência, um conhecimento, uma prática, materialidades ou destinar dotação financeira direta ou através do imposto de renda.

A sua participação amplia a quantidade de atendimentos gratuitos na sede do Crepúsculo – Centro de Desenvolvimento Humano, situada no bairro Prado em Belo Horizonte, fortalece ferramentas de multiplicação de conceitos e transformação da sociedade como o Jornal Sem Limites que é um periódico bimensal e um canal audiovisual que o Crepúsculo mantém no youtube, além de fomentar o desdobramento das nossas ações em palestras, workshops e apresentações artísticas sobre inclusão em escolas públicas e em diversas comunidades e instituições.

logo miniscula